domingo, 21 de setembro de 2014

Novidade no mercado: Leite de coco (sem aditivo) e opções de Creme de "Leite" vegetal

 Fiquei muito feliz ao encontrar estes produtos na prateleira do mercado, por serem livres de aditivos químicos. Estes aditivos são colocados para melhorar sabor, cor, textura e também aumentar o tempo de prateleira e isso não é nada bom. Existem diversos estudos que comprovam a relação aditivos e alergias, irritação estomacal, asma e hiperatividade em crianças  Alimento é bom, fresco, cheios de vida, de nutrientes!!!  Sempre indico ao paciente de fazer o leite de coco em casa (tem a receita aqui no blog), mas há muitos pessoas não querem fazer, então meu queridos pacientes e seguidores, vocês já têm uma opção prática e saudável!!!
 Olha aí (acima) a quantidade de ingredientes que vocês nem conhecem. Pois é, o organismo também não e esse processo de chegar alimentos desconhecidos o tempo inteiro no intestino gera uma inflamação violentíssima causando permeabilidade intestinal ("buracos" na parede do intestino). A consequência desse processo é a entrada de bactérias, toxinas na corrente sanguínea gerando diversos processos inflamatórios e ainda diminui a absorção de nutrientes.
Já o leite de coco da isola bio, só possui coco, água e o espessante natural goma guar. Espero que fique claro que o mínimo que vocês devem se importar é com calorias de alimentos e sim com qualidade nutricional. Do que adianta ser light e ser recheado de armadilhas? Que gera um processo inflamatório e diversas consequências ruins!!! Pensem em saúde, um corpo nutrido não tem compulsão, nem uma vontade desesperada por doce, nem cansaço e sim VITALIDADE.

Meu objetivo é informar, não quero desmerecer, nem muito menos favorecer nenhuma marca. A escolha é livre!!! Minha obrigação é despertar o interesse ao saudável.

Saúde!!!

terça-feira, 27 de maio de 2014

Brigadeiro Funcional!!!

Delicioso, saudável e não engorda!!! O que está esperando pra fazer? E por ser feito com a biomassa da banana verde traz muitaaaa saciedade!!!


Ingredientes:
* 150g de Biomassa de banana verde
* 150g de Chocolate 50% cacau (usei o da cacau show, sem leite e sem glúten)
* 1/2 xíc de Açúcar demerara (menos processado =  mais rico em nutrientes)
* 1 colher de café de óleo de coco

Modo de fazer:
Derreta o chocolate em banho maria e quando estiver derretido adicione os demais ingredientes e mexa sem parar até soltar da panela. Espere esfriar e faça as bolinhas. Eu comprei este granulado pq ao ler o rótulo vi que o compridinho tinha gordura hidrogenada  e este não.

Receita adaptada do Chef Marcelo Facini, adoro ele!!!

Gente, vc come 2 desse aí e fica saciado, vale muita a pena!!!!

Queridos pacientes, vcs têm a receita da biomassa na parte de sucos funcionais, mas aos demais postarei a receita no próximo post.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Pão sem glúten - muito gostoso!!!!

O PÃO NOSSO DE CADA DIA (Marcelo Facini)
Ingredientes:
✅3 ovos orgânicos (aqueles da galinha feliz)
✅3/4 de xícara de chá de água
✅1 xícara de chá de farinha de arroz Urbano (ou integral) - eu usei o painço, pois não gosto do sabor na farinha de arroz
✅1/3 xícara de chá de farinha de milho (ou farinha de painço)
✅1/3 xícara de chá de farinha de polvilho doce
✅1/3 xícara de chá de fécula de batata (farinha de de grão-de-bico ou farinha de quinua)
✅1/4 xícara de chá de óleo de girassol
✅1 colher de sopa de #biomassadebananaverde
✅1 colher de chá de sal marinho (ou #temperodavidaoriginal)
✅1 colher de sopa rasa de açúcar demerara
✅1 colher de sopa de fermento seco para pão (biológico)
✅1 colher de sopa de fermento químico (bolo)

Dica: cobrir com nozes, castanhas, pistaches, sementes de girassol, etc.

Modo de preparo:
Bater em liquidificador os líquidos todos e acrescentando os ingredientes secos aos poucos.Colocar em forma untada (pão de forma). Cobrir com pedaços de nozes, castanhas, sementes de girassol, ou o que preferir. Deixar crescer até dobrar de volume ( espere crescer).
Levar em forno pré-aquecido a 180 graus e aumentar para 220 graus.
Pode rechear com pastinhas (eu uso as da @lapianezza pois tem biomassa) com alho poró, cebola e alho desidratados, o que quiser.


Adoreiiiiii

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Crepioca - tem gostinho de crepe e usa farinha de tapioca!!!

Ingredientes:
1 ovo
1 col sopa de farinha de tapioca pronta
Sal (se for utilizar recheio doce não coloque)

Bate com um garfo. Esquenta a frigideira, unta com óleo ou azeite ou óleo de coco. Joga a massa e vai girando a frigideira até espalhar bem. Assim que levantar as bordinhas, vire. Cuidado para não queimar, pois á bem rápido!!! No início queimava todas, agora já estou craque e aqui em casa todos adoram, até a minha pequena!!!

Opções de Recheio: Guacamole, Banana com açúcar e canela, creme de avelã funcional com morangos picados e o que sua imaginação LIGHT permitir.


Guacamole com atum:
1/2 abacate maduro
Limão
Atum (escorra o óleo)
Tomate picadinho
Cebola picadinha
Cheiro verde (adoro coentro)
Alho
Azeite
Sal
Mistura tudo e aproveite!!!

Recheio de Banana
1 col sopa de açúcar de coco
Água
1 Banana picada
Canela
Derrete o açúcar com a água, acrescenta a banana e a canela. Deixa no fogo até formar uma caldinha. Ficou divino.

Meus querido leitores, aproveitem!!! Fica muito gostoso e tudo é natural ao natural ao nosso organismo. Não sou radical, mas sou a favor de uma comida que nos dá energia, de fácil digestão e com nutrientes. Afinal, é o nosso combustível!!! Se a máquina não está a todo vapor, repense seu conceitos...


segunda-feira, 3 de março de 2014

Torta salgada de grão-de-bico


Massa
Ingredientes:
4 xíc de grão de bico cozido
Água do cozimento
1 col sopa azeite
Sal
2 ovos

Modo de preparo:
Bate o grão com a água do cozimento, o suficiente para bater, o azeite, 1 gema e o sal. Incorpore as 2 claras em neve a massa e reserve 1 gema para pincelar.

Recheio:
1 lata de atum em óleo (escorre o óleo)
Alho
1/2 cebola picada
Palmito
Pimentão
Tomate picado
Molho de tomate
1 col café Açúcar demerara (pouquinho, só para reduzir a acidez do molho)
Sal
Fique a vontade para criar ou usar as sobras.

Montagem:
Forre o refratário de vidro com metade da massa, coloque o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Pincele a gema, para deixar mais douradinha misture a gema com um pouco de café (dica da sogra). Leve ao forno até dourar.

Tudo que eu posto pra vocês eu testo, eu mesma e aprovo. Claro que minha sogra já prevê o que vai dá certo ou não, hahah. Essa torta todo mundo comeu e gostou, ficou super leve, saborosa e praticamente zero carboidrato. Então ótima para dá saciedade e pós treino. Bjuuu e espero que gostem.

domingo, 2 de março de 2014

Leite de coco caseiro

Muitíssimo saboroso e o melhor, livre de váaaaarios aditivos químicos. Vou contar pra vocês o rótulo: água, leite de coco, estabilizante celulose microcristalina, espessante carboximetilcelulose sódica, emulsificante polisorbato 80, conservadores benzoato de sódio e metabissulfito de sódio e acidulante ácido cítrico. Já o natural é coco e água, só, somente só!!! Dura 3 dias na geladeira ou coloquem em potinhos de vidro e congele. Eu sei que vocês devem está pensando, a Érica surtou... muito natureba, radical!!! Ao contrário, minha gente, estou cada vez mais consciente que a escolha do melhor combustível nos move com leveza e vitalidade, e é isso que eu quero para minha vida e de todos que desejam saúde. Alimento puro, de verdade!

Ingredientes:
1 coco seco
Água o suficiente para cobrir

Modo de preparo:
Coloque o coco no forno para rachar depois abra com ajuda de uma faca. Após aberto, coloque direto na chama do fogo, sem nada por baixo para amolecer a polpa e com uma faca sem ponta vai soltando a polpa. Com jeitinho ela sai inteirinha. Pique a polpa e coloque no liquidificador com água quente, o suficiente para cobrir. Coe com o pano de pano de prato e se quiser, retire a casquinha e armazene a polpa do coco também.







Ghee - manteiga clarificada

Eu sempro recomendo a ghee para os meus queridos pacientes e para quem está buscando saúde, por ser um óleo isento de proteínas do leite (alto pontencial alergênico) e da lactose. É vendida em loja de produtos naturais, assim como pode ser feita em casa o que sai muito mais barato, só é necessário um pouco de paciência - tipo uma terapia, hahaha.



Ingredientes:
0,5 kg de Manteiga SEM sal

Modo de preparo:
Em banho maria deixa a manteiga ferver que ela irá formar uma espuma branca e vai retirando essa espuma (parte sólida) com uma escumadeira, mexe o fundo da panela, pois ele se deposita. Este processo leva aproximadamente 40 minutos. Se desejar ao final, passe pelo filtro de café. Guarde em um pote de vidro e pode deixar fora da geladeira. Validade de 1 ano, pois é, é isso mesmo que você escutou já que é só óleo.

sábado, 1 de março de 2014

Pão sem glúten

Receita elaborada pelo Chef Marcelo Facini.

Fiz na máquina de pão, seguindo a ordem primeiro os líquidos e por último o fermento.  Quanto ao fermento eu usei o fresco da fleischmann (recomendação da minha sogra, que é uma cozinheira de mão cheia) e deu super certo, mas a receita é com o seco! Então fiquem a vontade para escolher o fermento e também se vai usar o forno convencional ou a máquina de pão.
Vocês podem cortar as fatias e congelar por 6 meses (assim vc pode levar para o trabalho e esquentar numa torradeira, sanduicheira ou forninho) ou manter na geladeira por no máximo 1 semana. Mas muita calma ao degustar achando que vai comer um pão tradicional com farinha de trigo, não vai! Mas eu garanto que é saboroso, molhadinho e super saudável!!! 



Ingredientes:
4 ovos
1 e ½ xíc leite de soja (ou leite de arroz)
1 caixa de Creme de leite de soja (opcional) - não usei
1 xíc de Farinha de Arroz
1/3 xíc de Farinha de milho (fubá)
1/3 xíc de Farinha de mandioca
1/3 xíc de Fécula de batata (ou farinha de grão-de-bico)
2 col sopa de Farinha de linhaça (opcional)
½ xíc de óleo
1 col chá de Açúcar demerara
1 col sopa de Fermento para pães
Nozes, castanhas, semente de girassol, etc.

Modo de preparo:
Bater todos os líquidos no liquidificador e depois acrescentar os secos. Colocar em forma de pão de forma untada e deixar crescer até dobrar de volume.
Levar em forno pré-aquecido a 180°C e aumentar para 220°C.

Essa geléia de mirtilo, é tuuuudo de bom!!! E o melhor sem açúcar e sem adoçante. Aproveitem e comam com moderação. bjuuuu




quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sobrecoxa com mostarda e laranja


Ingredientes:
6 Sobrecoxas (frango caipira)
Vinagre e limão
Sal
Alho
1 col sopa de Mostarda em grão
100ml Suco de laranja
200 ml de água quente
1 col chá de Alecrim
1 col sopa de Azeite
1 Cebola em cubinho

Modo de preparo:
Na noite anterior limpe o frango com vinagre e limão e lave em água corrente. Tempere com alho e sal e guarde tampado na geladeira.
No dia seguinte misture todos os demais ingredientes e deixe pelo menos 30 minutos para o frango pegar o sabor.
Asse tampado com papel alumínio em forno médio até cozinhar e depois retire o papel para dourar.
Fica delicioso, molinho e a mostarda dá um sabor diferencial.

Porção: 1 sobrecoxa

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Bolo de Fubá com Leite de Coco

#cozinhandoembrasília
Essa receita merece ir para o caderninho!!! Ahhh, usei aquele copo medidor. Então vamos ao que interessa.



Ingredientes:
300g Milho cozido fresco (se tiver com pressa use 1 lata, mas sou do time que embalagem de comida é casca)
300 ml leite de coco (1 e 1/2 vidro) - ainda vou fazer o leite de coco natural!!!
300g Açúcar (demerara)
300g Fubá
150g de Ghee (se não tiver, usa óleo)
3 ovos
1 col sopa de Fermento

Bate no liquidificador, seguindo a ordem primeiro os líquidos e por último bate rapidinho o fermento. Coloque em um tabuleiro untado e polvilhado com fubá.
Asse e quando começar a dourar, palitinho seco e tal... está pronto!!!

Um chá de Erva-doce seria uma combinação perfeita, massss o café estava fresquinho, então por que não?


Aproveitem, mas comam com moderação. Bjuuu e fiquem com Deus.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Bolo de coco com calda



Dia friozinho me dá uma vontade de comer bolo com café!!! E esse aí vale a pena de tão saboroso!!!
Fica molhadinho e ainda tem propriedades funcionais.

Ingredientes:
Para o bolo
1 xíc de chá de açúcar (usei o demerara orgânico)
1/2 xíc de chá de óleo ou azeite
1 xíc de chá de farinha de arroz
1 xíc de chá de farinha de coco
50g de coco ralado fresco ou seco
1 col sopa de fermento
2 ovos (usei o da galinha feliz - caipira eorgânico)
1pitada de sal
1 xíc chá de biomassa da banana verde (função prebiótica - vou fazer um post sobre isso, vende em loja de produtos naturais ou pode ser feita em casa)
1 e 1/2 xíc de chá de leite de coco

Para a calda
1 col sopa de óleo de coco
2 col sopa de farinha de coco ou coco fresco ralado
2 xíc de café de leite de coco
1 col sopa de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Para o bolo
Bata no liquidificador os ovos, o açúcar e o óleo até formar um creme. Adicione o restante dos ingredientes, bata bem, por último o fermento. Leve ao forno médio.

Para a calda
Junte os ingredientes em uma panela pequena e ferva tudo por alguns minutos até ficar cremoso. Deixe esfriar e sirva com o bolo. (Eu joguei por cima)

 Receita do livro: Escolhas e impactos - gastronomia funcional, Dra Gisela Savioli e Chef Renato Caleffi.

Comam com moderação, apesar de ser zero leite e zero glúten é calórico.1 fatia no lanche da tarde com uma xícara de chá cai super bem! Aproveitem...

Bjuuu e fiquem com Deus.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Panqueca de Banana


































Ingredientes:
1 Banana
2 ovos

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador. Aqueça uma frigideira com ghee (manteiga clarificada) e coloca um pouco de massa. Preste atenção, pois queima fácil! Com ajuda de uma espátula vire com cuidado.
Rende 6 panquequinhas. Você pode passar geléia com frutas vermelhas (deve ficar linda) ou mel. Eu comi a minha assim, sem nada!!! E ficou muito boa. Aproveitem...
Falso Pão de Queijo ou Pão de Batata


Ingredientes:
2 copos de Polvilho doce
2 copos de Polvilho azedo
1/2 copo de Óleo aquecido
1/2 copo de Água aquecida
1 col sopa de Sal
4 Batatas cozidas e amassadas (ainda quente)
2 Ovos

Modo de Fazer:
Siga a ordem correta dos ingredientes, caso contrário não vai dá certo!!! Falo isso pq já testei e o polvilho precisa ser escaldado para dá liga na massa.
Coloque os polvilhos em uma bacia e reserve. Aqueça o óleo e a água + Sal em panelas separadas. Coloque o óleo em cima do polvilho e mexa com uma colher, depois coloque a água aquecida com o sal e mexa com a colher também. Agora acrescente as batatas amassadas ainda quentes e os ovos. Mexe um pouco com a colher e mão na massa. Faça as bolinhas pequenas pq ele cresce e coloque em formas para congelar. Quando estiver congelado coloque tudo em um saquinho.

Leva mais ou menos 30 minutos para assar, ou então se estiver com pressa coloca 10 segundos no microondas e assa na sanduicheira (10 a 15 min), fica até mais crocante.

Rendimento 3 formas retagulares médias.

Porção: 4 unidades, eu sei que você vai querer comer mais, hahaha... Controlem-se!!!



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Diário de uma Detox

Resumindo em uma palavra, amei!!! Semana passada resolvi por em prática a detox do livro da nutricionista Andréa Henrique. Todas as receitas são super fáceis de fazer, o pratos ficam lindos e saborosos. Além disso é equilibrado em proteínas, apesar de tirar a carne, tem sempre um tofu (queijo de soja), parece uma ricota, você que dá o sabor com os temperos, os cogumelos frescos (que eu amoooo).
E claro que tudo inicia pelo suco verde, incluindo até o inhame que ajuda no controle hormonal. Sensacional!!!

Suco Verde
                                                    Mix de folhas com cogumelo paris fresco
                                                     Quinua refogada com cenoura, tomate, aspargo e abobrinha
                                                    Escondidinho de cogumelo paris
                                                     Pêra com calda de maracujá
                                                      Sopa de legumes verdes
                                          Tomate assado recheado com tofu
                                           Salada de rúcula com manga
                                                     Creme de mandioquinha com tofu

Tudo realmente muito gostoso!!! Neste período eu me senti super bem, uma vitalidade super, sono bom, zero vontade de comer doce, sem compulsão e o que vocês querem saber, 3 kg foram embora, a barriga murchou - gente fantástico!!! Só não vale enfiar o pé na jaca após estes 7 maravilhosos dias, continuo comendo de 3 em 3 horas e me alimentando super bem. Ahhh mantive a sopa de legumes a noite.

Animaram? Então compra o livro, esse do post anterior.


Ainda tenho um caminho de disciplina pela frente para chegar no corpo antes da gravidez, foco e fé eu chego lá!!! E vc, o que está pensando em fazer pra conquistar sua saúde? Vem comigo!!!

Bjuuuu e fiquem com Deus

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Detox já!!!

Vamos lá gente, força na peruca que o ano começou e já faz tempo!!! Chega de lamentações que engordou e vamos trabalhar a favor da nossa saúde!!!
Espero que ao longo deste ano vocês desenvolvam (traduzindo: que eu inspire vocês) o prazer de escolher alimentos mais naturais. Natural para o ser humano são alimentos que vêm da terra e não em pacotinhos, embalagem de alimento é casca, entenderam? Então START NOW!!!
E para começar bem será necessário um a bela faxina no seu corpo. E como fazemos isso? Detox, ou seja um cardápio de alimentos limpos de aditivos, corantes, conservantes, acidulantes, "antis" nosso corpo!!! Por este motivo daremos preferência a alimentos naturais e de preferência orgânicos, livres de agrotóxicos, que por um acaso nós também não conseguimos digerir. Chega de blá, blá e vamos começar com duas receitas deliciosas, simples de fazer e que não requer muita prática na cozinha.

Entrada: Tartar de Abacate

Ingredientes:
100g de Abacate (1/2 unidade)
1 tomate sem semente
5 folhas de hortelã picadinha
Sumo de 1/2 limão
Sal marinho (o mínimo possível)

Cortar o tomate e o abacate em cubinhos e temperar com o limão, o sal e a hortelã. Misturar lentamente, enformar e servir.

Molho de Ervas
3 cebolinhas
1 ramo de salsinha
3 dedos de alho poró
4 folhas de hortelã
Sal
Sumo de limão
Fio de azeite

Bata todos ingredientes no liquidificador, se necessário acrescente um pouco de água (eu tentei bater no liquidificador, mas não deu certo por causa da quantidade, mas no mini processador resolveu). Coe em seguida (eu não coei) e sirva sobre o tartar. Façam e me confirmem como é gostoso, hahah

Prato principal: Fettuccine de Abobrinha com molho de tomate

Ingredientes:
150g de abobrinha cortada em lâminas finas (usei descascador de cenoura)
1 dente de alho ralado
50g de tomates em cubos
1/2 cebola em cubinhos
Azeite extra-virgem
Sal
1 dente de alho (usei 4 para o molho)
Manjericão
1/2 polpa de tomate

Fatiar a abobrinha em lâminas finas. Reservar. Doure o alho ralado em um fio de azeite. Desligue o fogo e acrescente a abobrinha. Salpique o sal.

Em uma panela, doure a cebola no fio de azeite, coloque o molho de tomate e refogue. Acrescente o tomate picado e desligue o fogo logo em seguida. Finalize salpicando o sal.

Vocês perceberam que tem um livro atrás, né? O livro chama Detox, da nutricionista Andréa Henrique onde ela propõe uma dieta por 7 dias, com todas estas belezuras fáceis de fazer! Vale a pena investir e fazer a dieta. Vou testando e falando pra vocês.



Beijos e fiquem com Deus.